A criação de um design de produto envolve diversas pessoas que trabalham em diferentes partes de um projeto. Com tantas variáveis no percurso, simplificar algumas etapas faz toda a diferença no tempo de entrega do layout.
O desencontro de informações e os ruídos de comunicação atrapalham o fluxo de trabalho no design de um produto. Sugestões, alterações, feedback, criação, retrabalho, etc, todos se transpondo entre si simultaneamente. É desse aparente cenário de caos que nascem, grande parte, as ideias que darão forma aos produtos que consumimos no dia a dia.
Porém, uma rotina com má administração de recursos, causa perdas de informação e confusão entre os envolvidos. Mas como podemos tornar esse processo mais assertivo? Para responder essas e outras questões, convidamos você para ler essas 8 dicas que preparamos para te ajudar a simplificar o fluxo de trabalho no design de um job. Fique com a gente e boa leitura.
1- Padronize a operação
Em primeiro lugar, é importante que toda a equipe possua um método padrão para controlar a demanda. Esse processo precisa ser detalhado e deve incluir responsabilidades pertinentes a cada indivíduo envolvido na sua construção. É preciso que os métodos a serem seguidos estejam bem estipulados, e que as etapas possuam fundamentos para prosseguir até a aprovação.
Um bom gerenciamento de operação permite uniformidade nos processos e auxilia na visibilidade de futuros projetos. Além disso, os membros também possuem mais clareza de todo o contexto, ou seja, isso permite um design mais assertivo.
2 – Pesquisa e assertividade
Antes de qualquer clique para iniciar o projeto de design, é importante ter em mente qual a ideia e a necessidade do cliente. Qual a percepção e expectativa dele? O quanto isso irá influenciar na aprovação da arte? Ou seja, é preciso entender a cabeça do cliente com bom briefing.
Além disso, é necessário compreender que a marca em si, possui um valor a ser comunicado e que sua imagem precisa ser estabelecida dentro desse cenário.
Saiba também que todo o processo criativo precisa ser claro para o cliente. Isso ajuda no estabelecimento de prazos, custo e mobilização de profissionais.
Com tudo isso em mente, podemos prosseguir para a escolha de um bom design. Algo que comunique da melhor forma a exigência do cliente e pontue a marca da forma mais assertiva. Lembre-se de iniciar o projeto com todos os envolvidos juntos, dessa forma, se evita o ruído de informações e todos estarão cientes do progresso.
3 – Análise e protótipo
Com todas as informações em mãos, compartilhe com a equipe as melhores escolhas e certifique-se de que todos estejam dialogando sobre a mesma coisa. É nesse momento que começamos a desenvolver a primeira versão, ou melhor dizendo, o protótipo.
Tente extrair o máximo de insights da equipe. Filtre as ideias principais para que o material possua as mais construtivas. Com elas em mãos, o fluxo de trabalho no design já estará mais alinhado.
4 – Revisão
Depois que as informações e as ideias estiverem no papel, e o primeiro esboço em mãos, a equipe precisa reunir tudo o que foi feito até aqui e desenvolver o protótipo, com a arte aplicada. E assim, visualizar como ficará a versão final do conteúdo. Isso auxilia a entender se a ideia condiz com a realidade e o que pode ser melhorado, entre adicionar detalhes ou remover excessos. Isso é importante para decidir cores, tamanho e estilo de tipografia, texturas e visibilidade.
É importante ressaltar que o protótipo precisa de revisão, pois ao apresentar irregularidades ele também necessitará de alteração. Como, por exemplo: erros ortográficos, problemas de impressão, erros de edição de imagem, aplicação da marca, etc. Também é imprescindível que exista um olhar jurídico, que verifique todas as diretrizes de rótulo e embalagem, e sua conformidade com as normativas técnicas legais.
5 – Verificação e fluxo
Como mencionado antes, o fluxo de trabalho no design quando é bem estabelecido torna o processo mais rápido e assertivo. Ou seja, diminui a margem de erro e permite uma delimitação entre os envolvidos. Isso é muito bom para que em momentos de grande quantidade de trabalho, as diretrizes estejam organizadas e em ordem de trabalho, permitindo uma verificação coerente e de fácil visualização.
6 – Processo dinâmico
Com todas as etapas sendo seguidas e aplicadas de maneira sistemática, o tempo de permanência em cada uma das fases de criação é significativamente reduzido. Isso acontece por conta de feedbacks mais rápidos, colaboração mais dinâmica e gerenciamento de processo mais assertivo. Lembrando que quanto rápido e dinâmico for, menos erros podem ocorrer.
É importante que os erros sejam de fácil rastreamento e de rápida resolução. Mas para isso acontecer, a comunicação entre o prestador de serviços (convertedora de embalagens, agência de publicidade ou estúdio de design) e o dono de marca precisa ser dinâmica. Somente assim, conseguiremos minimizar os riscos de perda de informações ao longo da construção do produto. Dessa forma, viabilizamos que sejam feitos mais projetos e com isso, aumenta a lucratividade, tanto do cliente quanto do prestador do serviço.
7 – Feedback e aprovação da arte
Chegando nos finalmente, a aprovação de arte é o final da estrada. Aqui você precisa ter em mente que na maioria dos casos o dono de marca não é um profissional da área. Nesse sentido, a comunicação com ele precisa ser descomplicada, para que ele não se confunda e surjam mais dúvidas, problematizando o que seria simples.
É importante que você explique toda a fundamentação regulatória e o porquê foi feito desta forma, e que fique claro a conexão com as ideias do cliente, fidelizando a defesa do material apresentado.
8 – Escolha o software que irá trazer benefício para a sua empresa
E por fim, depois de todas essas dicas para simplificar o fluxo de trabalho no design de um produto, basta escolher uma boa ferramenta que te ajude a fazer a aprovação remota das artes.
Com a Approval Management, centralizamos informações, aumentamos a conexão entre os colaboradores e o processo, temos feedbacks mais rápidos e dinâmicos e temos uma visualização ampla de todo o projeto. Uma plataforma de fácil acesso, reunida em um único login.
Então conheça os sistemas da LinkFlow para modernizar e simplificar o fluxo de trabalho no design da sua convertedora de embalagens, agência de publicidade ou estúdio de design. Teste 15 dias grátis!