Através de um sistema online, usuários puderam acompanhar todo o fluxo de aprovação do novo desenho da embalagem da Protein Cookie Bar Croquinole, visualizando todos os detalhes e solicitações até a sua aprovação final.
Uma parceria entre grandes empresas resultou no sucesso de um redesenho de embalagem. Com o intuito de expandir o seu produto para o mercado internacional, a Dadz Alimentos elaborou um novo conceito para as suas embalagens. O Protein Cookie Bar Croquinole precisava transmitir logo de cara ao consumidor que é um alimento saudável e prático de consumir.
O LinkFlow Sistemas ajudou a tirar este projeto do papel e através dos Módulos de Fluxos e Aprovação, utilizados pela Gualapack, o convertedor flexo que fez a impressão a nova embalagem. Neste projeto, os participantes puderam acompanhar todo o fluxo de trabalho e as aprovações de layout, visualizando os detalhes e solicitações até a sua aprovação final.
O redesenho de embalagem
Foi a necessidade de ter um produto pronto para o mercado internacional que fez a Dadz trabalhar em um novo conceito de embalagem. O produto também deveria passar visualmente que contém ingredientes naturais, que é pronto para consumo, seguro de ingerir e sem desperdício.
Augusto Zarpon, CEO da Dadz, ressalta que a empresa está consolidada como uma fábrica de alimentos sem glúten que prioriza a utilização de ingredientes naturais para garantir a manutenção de todos os nutrientes. E que oferece aos consumidores alimentos saudáveis, que podem ser consumidos a qualquer hora em qualquer lugar.
A marca Croquinole vai desembarcar, inicialmente, nos mercados latino-americano e dos Estados Unidos. Também é esperado um aumento das vendas no mercado brasileiro pela adequação da embalagem ao novo posicionamento do produto. E pela visibilidade gerada com a internacionalização da marca. No Brasil, a Dadz vende o Croquinole online e em alguns mercados gourmet de São Paulo. Segundo Augusto, ainda não é possível definir o market share do produto, mas já se sabe que existe, globalmente, demanda para absorver toda a capacidade produtiva da empresa.
LinkFlow do início ao fim do projeto
Foi durante o evento “Do arquivo à gôndola”, organizado pela Clicheria Blumenau e pela DuPont™ Cyrel® Solutions que a ideia de viabilizar o redesenho das embalagens com a impressão flexográfica surgiu. Segundo Augusto, o desejo de ter um processo de impressão de embalagem plástica flexível, do começo ao fim, foi imediato. E assim iniciou a jornada em busca da embalagem perfeita.
A DuPont reuniu os vários fornecedores que participaram do projeto, entre eles a LinkFlow Sistemas. Nascida dentro da Clicheria Blumenau, ela teve atuação fundamental no projeto Croquinole. Rodrigo Pereira, CEO da empresa, esclarece que o sistema foi utilizado no processo de aprovação remota da nova embalagem.
“O usuário insere no sistema o layout da embalagem a ser aprovada e define os usuários e setores envolvidos que serão notificados sobre a necessidade desta aprovação. Há a possibilidade de visualizar todos os detalhes em tempo real e solicitar alterações até a aprovação final do arquivo”.
Sendo assim, os usuários envolvidos acompanham o status de aprovação de forma segura e automática. O sistema facilita o controle e versionamento da aprovação, diminui o lead time e integra todos os setores envolvidos, por exemplo. Além disso, entrega indicadores de desempenho que auxiliam na gestão do processo. Até então, o processo de aprovação das artes era feito por e-mail.

Agilidade na mudança da embalagem
Rodrigo Pereira também destaca que o sistema LinkFlow permitiu agilidade na mudança da embalagem do Croquinoles. Ou seja, agregou mais produtividade para os envolvidos, que puderam acompanhar todo o desenrolar da produção de forma remota e com menos ruídos de comunicação e erros.
“Nosso sistema elimina o processo de aprovação de artes por e-mail e garante controle e agilidade do início ao fim do processo de aprovação”.
Alexsandro Pires, especialista em Pré-impressão da Clicheria Blumenau, ressaltou:
“É importante destacar o uso do recurso de controle do fluxo de artes e de aprovação remota do LinkFlow Sistemas que permitiu centralizar as informações do SKU e as aprovações dos arquivos num ambiente totalmente digital e seguro, do início ao fim do processo”.
Além da LinkFlow, outros fornecedores também foram vitais para o projeto como: 3M (fitas dupla face), Laserflex Industrial Ltda. (cilindros anilox), Gualapack (conversão da embalagem), Clicheria Blumenau (pré-impressão e clichês) e DuPont (chapas flexográficas Cyrel®).
O projeto foi todo orquestrado pela Apex Brasil, que acompanha o processo de internacionalização da Dadz via Design Export. Um programa voltado para empresas que desejam incorporar o design a seus produtos, embalagens ou processos, para aumentar sua competitividade no mercado internacional. A Casa Rex, o Centro Brasil Design, a Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Ciesp, o Senai São Paulo e o SEBRAE também fizeram parte dos processos.