27 de setembro de 2022

Logística reversa de embalagens: qual a importância disso para sua empresa?

O descarte adequado ajuda na preservação do meio ambiente e movimenta novos setores sociais e econômicos.

A logística reversa de embalagens continua atraindo novas empresas para essa prática. Não tem mais como voltar atrás. Os donos de marcas, clientes e usuários se mostram cada vez mais preocupados com o destino do lixo que produzem.

Eles valorizam iniciativas de marcas e empresas que se mostram atentas às questões ambientais e sustentáveis. O resultado do descarte inadequado de resíduos, incluindo as embalagens, já é possível ser visto em vários locais e pode piorar se não houver uma atenção especial por parte das empresas.

Neste artigo, você vai ver:

  • O que é a logística reversa de embalagens;
  • O que a logística reversa de embalagens ajuda a resolver;
  • Como a logística reversa de embalagens funciona;
  • Exemplos de logística reversa de embalagens;
  • É possível controlar isso com um software de fluxo de processos.

O que é a logística reversa de embalagens?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em vigor desde 2010, tem como um dos principais instrumentos a logística reversa. No caso das embalagens, ela serve para reinserir as usadas, dando um descarte adequado, especialmente por meio da reciclagem.

O que a logística reversa de embalagens ajuda a resolver?

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) mostram que, dos resíduos que podem ser reciclados, apenas 4% vão parar na mão de quem trabalha com reciclagem. Ou seja, 96% é jogado no lixo comum, muitas vezes até em locais inadequados. Para se ter uma ideia, na Argentina esse número chega a 16% e na Alemanha, a mais de 50%.

A PNRS tem como meta para que todas as empresas de embalagens consigam reciclar pelo menos 22% do que produzem. Além do cuidado com o meio ambiente, a logística reversa também fomenta um importante setor da economia, formado em sua maioria por cooperativas de catadores e recicladores. Ou seja, gerando emprego e oportunidade de renda.

Como a logística reversa de embalagens funciona?

São pelo menos quatro as modalidades de logística reversa de embalagens implantadas. A mais comum é por meio de contratação de empresas especializadas ou diretamente com cooperativas de recicladores, que fazem o trabalho de devolução do material para o mercado.

Outra forma muito usada é a de compensação ambiental. As empresas destinam valores para ações ambientais das mais diversas. Pode ser desde o plantio de árvores, revitalização ambiental de alguma área degradada ou o próprio incentivo à reciclagem.

Uma terceira maneira é instituir um projeto próprio, dentro da empresa, criando locais de coleta e incentivando os consumidores a devolver as embalagens. A última modalidade é a de acordos ou termos de compromissos com entes públicos que garantem soluções para a logística reversa de embalagem.

Exemplos de logística reversa de embalagens

Um dos grandes cases de sucesso na logística reversa de embalagens é a marca de margarinas Qualy, da BRF. Segundo a Revista Exame, nos primeiros seis meses de 2022, foram compensadas 4.253 toneladas de plástico. O que significa 100% da produção total no período. A Qualy chegou a esses números contratando uma empresa especializada na área.

Rock in Rio, gigantes de bebidas se unem para reciclar

No Rock In Rio, o maior festival de música do planeta, Coca-Cola e Heineken se uniram para promover a reciclagem de copos de plástico, que foram transformados em resina pela petroquímica Braskem. Esse material será empregado na fabricação de embalagens de produtos da Natura. Sendo assim, as quatro companhias formaram uma espécie de coligação em busca da correta gestão de resíduos como motor para a economia circular.

Oktoberfest também dá o exemplo

O exemplo de logística reversa não precisa vir necessariamente de uma empresa, mas de um local que consome muitas embalagens. Por exemplo, a Oktoberfest Blumenau iniciou, em 2019, um serviço de reciclagem dos copos utilizados durante todos os dias de festa. Para 2022, a previsão é de que o evento recicle todas as embalagens de alimentação e os mais de 2 milhões de copos plásticos que passam pela festa. A exemplo da Qualy, a organização do evento, que é do poder público, também o fará por meio de parceria com uma empresa especializada.

Outras iniciativas

Falando em iniciativas do poder público, outro exemplo vem do Mato Grosso do Sul. O governo local criou uma forma de incentivar a reciclagem de embalagem de agrotóxicos. Um decreto de agosto de 2022 isenta o ICMS para quem lavar e devolver as embalagens de defensivos agrícolas. Vale lembrar que este tipo de embalagem é considerada uma das mais prejudiciais ao meio ambiente se descartadas de forma incorreta.

Controle o fluxo de trabalho

E por fim, se você, dono de marca, tiver um software para controlar todo o fluxo de trabalho da sua empresa, com certeza a logística reversa de embalagem precisa estar contida nele. Uma plataforma de fácil acesso, com login único, que traga feedbacks rápidos e dinâmicos, que contenham dados da produção, de quanto pode e foi reciclado ou compensado.

Esse software, além de fazer o controle do que é produzido e do que é reciclado, pode ainda facilitar a aprovação de materiais com os clientes que precisam do serviço de impressão de embalagens. Acompanhe as tendências do mercado gráfico e flexográfico aqui no Blog da LinkFlow. Vamos te manter informados das principais novidades. Até breve!

Ebooks

Aprofunde Seu Conhecimento!

Gestão inteligente para projetos de redesenho de embalagens

Criação de layout, aprovação de artes, impressão e logística

Design de embalagem, da idéia ao ponde de venda